Conselhos para alcançar seus objetivos de carreira (e por que muitas vezes isso é errado)

Conselhos para alcançar seus objetivos de carreira (e por que muitas vezes isso é errado)

Se você ler qualquer blog ou site relacionado ao trabalho, provavelmente encontrará vários artigos que oferecem conselhos sobre como atingir com sucesso seus objetivos de carreira. Depois de um tempo, muitos dos conselhos começam a soar iguais porque, bem, muitos deles são iguais. Contanto que você tenha a tenacidade de um vendedor de carros usados, a positividade de Tony Robbins e tempo e recursos ilimitados, o mundo é seu.

Na realidade, as carreiras são tão únicas quanto os indivíduos a quem pertencem, e é por isso que o aconselhamento profissional nunca é “tamanho único”. Embora claramente bem-intencionada, a vida lança bolas curvas, e os conselhos que deveriam ser facilmente seguidos podem vir na hora errada, podem não ser aplicáveis ​​ao leitor ou podem incluir apenas metade da história.

Vejamos alguns conselhos de carreira padrão e, em seguida, examinemos seus contrapontos que podem torná-los inválidos.

Conselhos para alcançar seus objetivos de carreira (e por que muitas vezes isso é errado)1. Não procrastine

O que está entre você e a carreira dos seus sonhos? Apenas a sua vontade de persegui-lo! Não existe tempo como o presente. Comece listando seus objetivos e trabalhe em direção a eles todos os dias. Não tem tempo? Acorde meia hora mais cedo. Fique acordado meia hora depois. Arranje tempo. Em seguida, avalie seu progresso no final de cada semana. Criamos nossas próprias oportunidades de carreira. Não deixe até amanhã para fazer o seu.

Contraponto: A situação de cada pessoa é diferente. Alguns prosperam com o mínimo de sono, enquanto outros requerem oito horas completas para funcionar. Alguns têm muito tempo livre, enquanto outros têm responsabilidades familiares e pessoais que exigem atenção 24 horas por dia. Alguns frequentam a faculdade logo após o ensino médio, enquanto outros lutam para concluir uma aula enquanto trabalham em tempo integral.

Existem vários motivos pelos quais agora pode não ser o momento ideal para seguir uma nova carreira, mesmo que você queira. Considere suas opções, bem como sua situação e responsabilidades atuais. Se perseguir os objetivos que uma nova carreira exige tornará sua vida um inferno, talvez seja melhor adiá-la até que você tenha mais tempo para investir sem prejudicar sua qualidade de vida.

2. Nunca desista

O sucesso não vem da noite para o dia. Muitas vezes, leva anos para atingir seus objetivos. Mas isso não é motivo para desanimar. Você tem que manter os olhos no prêmio. Não espere muito em breve. Apenas continue empurrando. Coisas boas acontecem para quem espera e, quando você finalmente atingir seus objetivos, o sucesso será muito mais doce.

Contraponto: Nem todo objetivo é alcançável, independentemente do que os cartazes motivacionais e os livros de autoajuda gostariam que você acreditasse. Para atingir grandes objetivos, você deve primeiro criar um plano composto por metas pequenas e alcançáveis.

Se meses ou anos se passam e você ainda não fez nenhum progresso nem mesmo nos menores objetivos, talvez seja hora de reavaliar seus objetivos maiores, avaliar se eles são realistas e escolher aqueles que estão mais alinhados com suas habilidades e habilidades. Há uma diferença entre desistir e reajustar suas visões, e às vezes o último é necessário para alcançar o sucesso.

Conselhos para alcançar seus objetivos de carreira (e por que muitas vezes isso é errado)3. Não tema a mudança

Você nunca deve ficar muito confortável em sua função atual. Se você fizer isso, é hora de fazer uma mudança. O conforto leva à complacência, e a complacência é inimiga do progresso. Não tenha medo de mudar de emprego, mudar de empresa, iniciar um novo negócio ou dar um salto de fé. Se essas coisas o assustam, você está se fechando para novas oportunidades e ideias. Para ganhar muito, você deve apostar alto e, sem risco, não pode haver recompensa.

Contraponto: Às vezes, há um motivo para evitar mudanças. Embora seja verdade que alcançar grande sucesso muitas vezes envolve riscos, histórias de fracasso e falência não são aquelas que as pessoas lembram com carinho. As principais mudanças envolvendo sua carreira devem ser avaliadas cuidadosamente, levando em consideração como elas afetarão suas finanças, benefícios e segurança no emprego se não funcionarem da maneira que você espera.

Desde que a Grande Renúncia normalizou a demissão e a mudança de emprego, os otimistas em série e os zagueiros de poltrona adoram defender mudanças frequentes em busca de objetivos de carreira. Mas basta perguntar aos tomadores de decisão por trás do fiasco da New Coke e da JCPenney. Às vezes a melhor mudança é não mudar.

Evite a perfeição

Se você busca a perfeição, não o faça. Você nunca conseguirá isso, e sempre tentar ser perfeito fará com que você se questione, perca prazos e, por fim, o impeça de criar seu melhor trabalho.

Afinal, você aprende tanto com seus erros quanto com seus sucessos e, se nunca se permitir cometer nenhum, isso impedirá o progresso. Não tenha medo de falhar e faça as correções necessárias na próxima vez.

Contraponto: Embora a perfeição possa ser inatingível, a prontidão e a preparação são de suma importância. Deixar de se preparar bem pode resultar em erros que prejudicam sua credibilidade e fazem você parecer pouco profissional. Isso se aplica a projetos de trabalho, apresentações, currículos, pedidos de emprego ou qualquer outra coisa que possa afetar sua carreira ou reputação profissional.

Lembre-se, o software não é útil se estiver cheio de bugs, os autores não serão respeitados se sua escrita estiver cheia de erros de digitação e os aviões não estarão em condições de voar se seus projetistas e mecânicos não forem, bem, perfeccionistas.

Existem dois tipos de aconselhamento de carreira. O que fazer e o que não fazer na procura de emprego são universais. Personalize seu currículo para cada posição, pesquise a empresa antes de entrevistar, faça networking com outras pessoas em seu setor, etc. Mas quando se trata de atingir objetivos de carreira, os conselhos muitas vezes caem em uma área cinzenta.

Por que? Porque os objetivos de cada pessoa são diferentes e aqueles com objetivos semelhantes têm formações e experiências diferentes. É por isso que é importante distinguir entre os conselhos que são ou não aplicáveis ​​aos seus objetivos e situação pessoal. Você ainda pode aprender lições valiosas mesmo com conselhos que não se aplicam. No entanto, cada ponto tem um contraponto, e aqueles cujos objetivos se cruzam com essas lições terão mais sucesso.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados